<i>Inês Vai Morrer</i>
A Editorial Avante! vai publicar o apaixonante livro Inês Vai Morrer, de Renata Viganó, uma das obras literárias mais límpidas e convincentes geradas pela experiência histórica e humana da Resistência italiana.
O livro será distribuído com o Avante! de 5 de Julho pelo que as Organizações devem fazer os seus pedidos para a Editorial até ao dia 29 de Junho. O preço de capa será de 9,50 Euros, beneficiando as Organizações do habitual desconto de 30%.
A obra, da interessante colecção Biblioteca Avante!, é baseada em pessoas e factos reais que a autora conheceu e viveu, e é simultaneamente um romance sóbrio e comovente e um documento precioso para compreender o que foi a luta armada dos partigiani italianos contra o fascismo e os ocupantes nazis.
Renata Viganó (Bolonha, 1900-1976) tomou parte activa na luta clandestina da Resistência durante a guerra, e foi partigiana numa brigada da região de Romagna, no Norte de Itália.
O romance excepcional que é Inês Vai Morrer recebeu o prémio Viareggio de 1949 e encontra-se traduzido em dezena e meia de países. Com base nele foi realizado um filme homónimo, dirigido por Giuliano Montaldo.