Romance de Viganó distribuído com o Avante! de 5 de Julho

<i>Inês Vai Morrer</i>

A Editorial Avante! vai publicar o apaixonante livro Inês Vai Morrer, de Renata Viganó, uma das obras literárias mais límpidas e convincentes geradas pela experiência histórica e humana da Resistência italiana.

O livro será distribuído com o Avante! de 5 de Julho pelo que as Organizações devem fazer os seus pedidos para a Editorial até ao dia 29 de Junho. O preço de capa será de 9,50 Euros, beneficiando as Organizações do habitual desconto de 30%.

A obra, da interessante colecção Biblioteca Avante!, é baseada em pessoas e factos reais que a autora conheceu e viveu, e é simultaneamente um romance sóbrio e comovente e um documento precioso para compreender o que foi a luta armada dos partigiani italianos contra o fascismo e os ocupantes nazis.

Renata Viganó (Bolonha, 1900-1976) tomou parte activa na luta clandestina da Resistência durante a guerra, e foi partigiana numa brigada da região de Romagna, no Norte de Itália.

O romance excepcional que é Inês Vai Morrer recebeu o prémio Viareggio de 1949 e encontra-se traduzido em dezena e meia de países. Com base nele foi realizado um filme homónimo, dirigido por Giuliano Montaldo.



Mais artigos de: PCP

Organizar, resistir, lutar

Sempre «com os trabalhadores e o povo», realizou-se em Alpiarça, no domingo, a IX Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP, que contou com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

As respostas dos comunistas do Sul da Europa à crise

A iniciativa, a segunda conjunta entre os dois partidos – a primeira foi o comício de Amizade entre o PCP e o PCE ocorrido dia 15, em Almada – reuniu no centro cultural Conde Duque de Madrid camaradas das diferentes federações do PCE e contou com a...

Melhorar os serviços de saúde

Aníbal Pires apresentou no Parlamento Regional dos Açores, na passada semana, um Projecto de Resolução para que o Governo dê início a um processo negocial com os sindicatos, com vista ao reconhecimento das condições específicas de trabalho dos assistentes...

Regresso aos flagelos sociais

Os comunistas estão preocupados com a evolução do quadro internacional e da situação do País, relativamente às questões da toxicodependência e do narcotráfico.

O legado do PS

A Câmara de Évora está entre as 53 autarquias que se encontram em desequilibro financeiro estrutural, situação que preocupa os comunistas, que acusam o PS de «gestão ruinosa».

Os «negócios» dos meios aéreos

Em Outubro, o ministro da Defesa Nacional anunciou que a Força Aérea iria disponibilizar meios, designadamente dos helicópteros PUMA, no apoio ao INEM e no combate aos fogos florestais, de modo a poupar o dinheiro dos contribuintes. Nove meses depois, Aguiar Branco voltou atrás, e deu conta de...

Maternidade é para manter

A DORPOR do PCP regista com agrado o facto de a Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente se pronunciar a favor da manutenção da Maternidade do Hospital de Portalegre, tal como os comunistas sempre defenderam. Em nota do respectivo Secretariado, emitida a 21 de...

Na morte de Conceição Morais

Maria da Conceição Morais Matias, membro do Comité Central do PCP e da Direcção da sua Organização Regional de Setúbal, faleceu no dia 24 de Junho, aos 63 anos, após doença prolongada. Membro do PCP desde 1977,...